A Comissão Gestora do Açude Olho D’água foi empossada nesta terça-feira (2), no Prédio da Associação da Boa Vista, no município do Cedro, durante o Seminário de Renovação. A antiga Comissão Gestora era formada por 15 membros titulares, dentre estes: seis representavam Usuários de Água; quatro representavam Sociedade Civil; três do Poder Público e dois do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica (CSBH) do Rio Salgado.
Foi acordado pelo colegiado na 35ª Reunião Extraordinária do CSBH Salgado que a vigência desta antiga Comissão seria prorrogada até o 1º semestre de 2022 com a sua Reunião de Renovação.
As Comissões Gestoras são organismos de bacia vinculadas aos CBH que auxiliam na gestão dos recursos hídricos. Uma das responsabilidade da CG é promover, de forma conjunta ao CSBH do Rio Salgado e os órgãos gestores de recursos hídricos, a Assembleia de Alocação, objetivando o estabelecimento da Alocação Negociada de Água.
Durante o momento de eleição, os membros que queriam concorrer a CG do Açude Olho D’água foram divididos em três segmentos, sendo esses Usuários de Água, Sociedade Civil, Poder Público Municipal e Estadual. Cada sub-grupo escolhe seus representantes e retornam à plenária para a aprovação.
Com a aprovação da plenária, o Presidente do Comitê, Wyldevânio Vieira, deu posse à Nova Comissão Gestora, formado por:
Usuários de Água:
- Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais e Aquicultores;
- Associação do Sítio Boa Vista e Adjacentes;
- Joaquim Gregório Bezerra;
- Associação do Distrito de Abicatu;
- Assidess;
Sociedade Civil:
- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Várzea Alegre;
- Federação das Associações do Município de Várzea Alegre;
- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre;
- Sitio São Vicente;
- Defesa Civil Municipal;
Poder Público:
- Secretaria de Agricultura;
- Câmara de Vereadores;
- Secretaria de Meio Ambiente;


