No dia 25 de fevereiro, a Cogerh se reuniu com os moradores do distrito de Arajara para tratar da distribuição da água da fonte Bica da Macaúba. A reunião ocorreu no Sítio Macaúba, na Associação das Mulheres da Macaúba.

O técnico do Núcleo Operacional, Ronaldo Guedes, explicou aos presentes a situação da fonte, que atualmente está sendo utilizada para abastecimento humano, irrigação e lavagem de roupas. Ronaldo ressaltou que, devido à baixa vazão da fonte, seria necessário avaliar, em conjunto com os usuários, uma redistribuição da água de maneira que contemplasse toda a comunidade.

Muitos moradores reclamam que, infelizmente, a água não chega em suas residências, e entendem que é preciso melhorar a distribuição. Por essa razão, provocaram essa reunião a fim de resolver, ao menos em parte, os problemas.

Foram apresentadas duas propostas para os usuários da fonte:

  1. A água da fonte Bica da Macaúba seria destinada exclusivamente aos moradores da comunidade de Macaúba;
  2. Retirar o uso da água por parte das lavadeiras e deixar mais tempo para abastecer os moradores. As lavadeiras passariam a lavar roupas em suas próprias casas.

A Cogerh se comprometeu que, em conjunto conjunto com a Prefeitura de Barbalha, irá realizar um estudo de viabilidade de atendimento da comunidade Bica da Macaúba e outras comunidades próximas e apresentar aos usuários em nova reunião em data a ser definida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *