Nos dias 11 e 12 de março, a Gerência Regional do Crato deu início a uma série de palestras nas escolas rurais da rede municipal do Cariri, com o objetivo de sensibilizar sobre o uso consciente da água. A ação faz parte do projeto Multiplicadores Sociais para o Uso Consciente da Água, desenvolvido pelo Núcleo Operacional, Gestão Participativa e Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado, e contou com o apoio da Assessoria Socioambiental (ASSAM) da Cogerh.

O primeiro município a receber a ação foi Barbalha, e, em seguida, as palestras seguirão para as cidades de Crato, Jardim, Missão Velha, Brejo Santo, Porteiras e Santana. 

O principal objetivo do projeto é educar as crianças da rede pública rural sobre a importância do uso sustentável, controle e preservação dos recursos hídricos de Fonte, bem como preservação do habitat de ave endêmica e ameaçada de extinção da região; o Soldadinho do Araripe.

Durante as palestras, foram realizadas atividades lúdicas, como o “Jogo dos 7 Erros” e um jogo de tabuleiro, que ensinam de maneira divertida a importância da água, da fauna e da flora da região do Cariri Cearense. Além disso, brindes foram entregues aos vencedores das atividades e perguntas interativas envolveram as crianças.

A palestra foi conduzida pelo técnico do Núcleo Operacional, Arimateia Cavalcante, que contou com o apoio dos colaboradores da Cogerh. 

As escolhidas foram a EMEIF Bom Jesus, EMEIF Coronel Gregório Callou, EMEIF Antônio Costa e EMEIF São Sebastião. A seleção foi feita com base nas comunidades que utilizam as fontes de água da região, como a Bica da Macaúba, Imbiribeira, Céu, Bananeira, Aires Peixoto, Farias, Camelo, Bom Jesus, João Coelho, Guariba e Bebida do Melo.

As escolhidas foram comunidades que utilizam as fontes de água da região, como a Bica da Macaúba,  Imbiribeira, Céu, Bananeira, Aires Peixoto, Farias, Camelo, Bom Jesus, João Coelho, Guariba e Bebida do Melo, que atendem à população de Barbalha.

A ação não só proporcionou aprendizado, como também incentivou os alunos a compartilhar o conhecimento com suas famílias. Agora, a equipe do projeto está avaliando quais serão as  escolas a receber as palestras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *