
A Escola de Governo do Maranhão, em São Luís, sediou, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a Reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Representando o Estado do Ceará, o evento contou com a presença de membros dos Comitês das bacias do Salgado, Litoral, Curu, Ibiapaba, Baixo Jaguaribe, Coreaú e Sertões de Crateús, além do secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, do presidente da Cogerh, Yuri Castro.
O Comitê do Salgado foi representado pelo presidente do comitê Evanildo Simão.

A reunião tem o objetivo de discutir a gestão dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos dos estados nordestinos, bem como as políticas públicas de recursos hídricos instituídas no Brasil, com foco na região Nordeste.

Segundo o secretário Fernando Santana, a participação da SRH no evento reafirma o compromisso do governo estadual com o colegiado dos comitês de bacia.
“O Sistema de Recursos Hídricos do Ceará, formado pela SRH e suas vinculadas, valoriza os comitês de bacia e reconhece a importância do colegiado na garantia dos recursos hídricos e da segurança hídrica da população”.
O evento contou também com grupos de trabalho sobre comunicação, educação ambiental, barramentos, drenagem, instrumentos de uso das águas pluviais e o Projeto de Lei de Valorização dos Fóruns Estaduais e CBHs.
Para o presidente da Cogerh, Yuri Castro, a segurança hídrica do Brasil passa necessariamente pelo fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas.
“O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos precisa do colegiado que compõe os comitês de bacia para ser efetivo. É uma ferramenta essencial para garantir ações responsáveis no uso da água”.

Os Comitês de Bacias do Brasil são formados por um grande contingente de voluntários da sociedade civil, do setor privado e do governo, estando presentes em todas as regiões geográficas do país. Todos os membros têm plena consciência da importância dessas instituições para a manutenção da segurança hídrica e o fortalecimento da governança das águas.