Usuários do Açude Ubaldinho aprovam alocação de água do reservatório para até janeiro de 2026, em Cedro

Na quarta-feira (6), os usuários do Açude Ubaldinho se reuniram na Associação dos Pequenos Irrigantes do município de Cedro para definir a liberação de água da operação do açude para até janeiro de 2026.

Os participantes enfatizaram a importância do encontro para o acompanhamento dos recursos hídricos e a necessidade da coletividade no momento das deliberações.

Em seguida, foi apresentada a situação atual do açude, que se encontra com 39, 1 milhões de m³, correspondendo a 92,93% da sua capacidade total.

Foram apresentados quatro cenários de vazão, sendo eles:

Cenário 1 – 140 l/s:
35 l/s para o abastecimento humano da sede do município de Cedro e da agrovila, 5 l/s destinados às comunidades Umarizeira e Cariuzinho, e 100 l/s liberados para o riacho São Miguel, atendendo aos múltiplos usos.
Cenário 2 – 240 l/s:
35 l/s para o abastecimento humano da sede do município de Cedro e da agrovila, 5 l/s destinados às comunidades Umarizeira e Cariuzinho, e 200 l/s liberados para o riacho São Miguel, atendendo aos múltiplos usos.
Cenário 3 – 300 l/s:
35 l/s para o abastecimento humano da sede do município de Cedro e da agrovila, 5 l/s destinados às comunidades Umarizeira e Cariuzinho, e 260 l/s liberados para o riacho São Miguel, atendendo aos múltiplos usos.
Cenário 4 – 385 l/s:
35 l/s para o abastecimento humano da sede do município de Cedro e da agrovila, 5 l/s destinados às comunidades Umarizeira e Cariuzinho, e 345 l/s liberados para o riacho São Miguel, atendendo aos múltiplos usos.

Por unanimidade, o cenário 2, de 240 l/s, foi o escolhido, com 37 votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *