Na última quinta-feira (04), a Comissão Gestora do Açude Olho D’Água participou da 2ª Oficina para elaboração do Plano de Seca da região hidrográfica do hidrossistema, realizada na Associação da Boa Vista, no município de Várzea Alegre.

A oficina foi dividida em três momentos:

Apresentação e Discussão do Diagnóstico
No primeiro momento, a equipe da Universidade Federal do Cariri (UFCA) apresentou o plano e explicou como é elaborado. Em seguida, mostrou o diagnóstico feito para a região, promovendo um debate entre os presentes sobre os dados e informações levantados.

Dinâmica “Seca em Jogo”
O segundo momento foi marcado por uma dinâmica interativa para explorar os conceitos que serão trabalhados no plano, instigando os participantes a compreender, de forma prática, como funciona a aplicação do plano no hidrossistema. A atividade contribuiu para a elaboração dos cenários de seca e a definição dos níveis de meta para a região no período de estiagem.

Oficina de Elaboração dos Planos de Ação

No terceiro momento, os participantes se dividiram em grupos e trabalharam na elaboração dos planos de ação. Para isso, utilizaram uma metodologia específica que considerava os diferentes impactos da seca, permitindo identificar problemas no hidrossistema.
A partir de uma matriz de planejamento, foram propostas ações para solucionar esses problemas, além da classificação do estado de seca e a definição dos responsáveis por cada ação. Os planos de ação elaborados foram, em seguida, apresentados a todos os presentes.

É um momento muito importante porque conseguimos enxergar a realidade da nossa região e quais ações podemos tomar para preservar a água do nosso açude “É um momento muito importante, porque conseguimos enxergar a realidade da nossa região e identificar quais ações podemos tomar para preservar a água do nosso açude”, afirma Irandeya Fernandes, membro da Comissão Gestora do Olho D’água.

Sobre o Plano
O Plano de Seca na região hidrográfica do Salgado é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) e a Universidade Federal do Cariri.
O projeto está institucionalmente vinculado à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio da iniciativa Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *