Na última sexta-feira (30), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) se reuniu com os usuários da Fonte Engenho da Serra, na Associação dos Pequenos e Mini Produtores Agrícolas do Sítio Engenho da Serra, no município do Crato.

No início, o técnico da Gestão Participativa da Cogerh, Jorge Henrique, destacou a importância do encontro para a organização da distribuição da água da fonte, localizada no Distrito de Santa Fé, atendendo às famílias da região e do entorno.

Em seguida, o técnico do Núcleo Operacional, Ronaldo Guedes, ressaltou a relevância da Fonte Engenho da Serra para a comunidade, uma vez que a água é utilizada para consumo humano e animal e irrigação de pequeno porte.
Na oportunidade, o usuário do manancial, senhor Erivaldo, solicitou a limpeza da fonte, envolvendo tanto os órgãos públicos competentes quanto os próprios usuários. Já o sr. José Wilson demonstrou preocupação com o desmatamento no entorno da fonte, alertando para os impactos ambientais.

Como encaminhamento final, ficou definida a criação de um grupo envolvendo usuários, Cogerh e SISAR, com o objetivo de realizar a manutenção periódica da fonte. O alinhamento de ações entre a comunidade e o poder público ajuda a garantir a vazão ecológica e o correto uso da água.
