A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) se reuniu, nesta sexta-feira (6), com os usuários do Açude Thomás Osterne para discutir a Operação de Alocação de Água 2025.2. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no distrito de Ponta da Serra, em Crato.

Durante a reunião, o técnico da Gestão Participativa da regional da Cogerh do Salgado, Josevan Leite, apresentou aos participantes os principais pontos da Lei das Águas do Brasil e da Política Nacional de Recursos Hídricos, destacando a importância da gestão compartilhada no uso da água.
Em seguida, o técnico de operações da Cogerh, Thiago Alves, detalhou a situação atual do reservatório. O açude encontra-se com 56% de sua capacidade total, o que corresponde a 16,117 milhões de m³. Ainda segundo o técnico, a vazão média registrada no período entre agosto de 2025 e janeiro de 2026 foi de 150 litros por segundo.

Na Reunião de Alocação de Água 2025.2, realizada em 1º de agosto de 2025, foi aprovada a vazão total de 150 l/s. O volume definido foi destinado à perenização do rio, ao consumo animal e ao abastecimento humano das localidades de Ponta da Serra, Palmeirinha dos Vilar, Palmeirinhas dos Britos, Rodeador, Boqueirão, Sitio Malhada, Cabloco e Araças.

Na ocasião, não foi definida nenhuma vazão emergencial, ficando acordado o fechamento da comporta até o período de alocação, após o encerramento da quadra chuvosa.
