Na sexta-feira (24), a Comissão Gestora do Açude Ubaldinho realizou sua Reunião Ordinária na sede da Associação dos Pequenos Irrigantes do Vale do São Miguel, no município de Cedro. O encontro discutiu a operação de uso da água do Açude Ubaldinho e contou com a presença de membros da Comissão, representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) – Regional Crato, além de usuários e representantes de entidades locais.

Em agosto, os usuários de água do reservatório aprovaram uma vazão de 240 l/s, sendo 35 l/s para o abastecimento humano da sede do município de Cedro e da agrovila, 5 l/s destinados às comunidades Umarizeira e Cariuzinho e 200 l/s liberados para o riacho São Miguel, atendendo aos múltiplos usos.

Atualmente, o Ubaldinho está com 33,9 milhões de m³, equivalente a 80,6% de sua capacidade total, segundo o técnico do Núcleo Operacional da Cogerh, Laurivan Cruz.

Durante a reunião, os membros solicitaram a instalação de um ponto pluviométrico na localidade de São Caetano, no município de Várzea Alegre. Após os debates, a Comissão Gestora decidiu, por unanimidade, encaminhar a solicitação de redução da vazão do reservatório Ubaldinho de 200 l/s para 150 l/s. A redução entrará em vigor a partir do dia 31 de outubro de 2025, ficando acordado que a água deverá chegar até o Sítio dos Angicos, em Cedro.

Além disso, o técnico da Gestão Participativa da regional da Cogerh, Josevan Leite, destacou a importância da participação ativa dos usuários nas decisões sobre a operação do manancial. Também abordou o Marco Legal das Águas, com destaque para a Lei Federal nº 9.433/1997 e a Lei Estadual nº 14.844/2010, que estruturam o Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Hídricos (SIGERH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *