Na sexta-feira (16), a Comissão Gestora do Açude Olho D’Água e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) se reuniram no prédio da Associação da Boa Vista, no município de Várzea Alegre, para realizar a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Gestora do Açude Olho D’Água.

O coordenador da Gestão Participativa da Cogerh da região do Salgado, Rafael Landim, explicou sobre a importância da comissão gestora para os usuários do açude na comunidade local. Em seguida, abordou o processo de outorga e o funcionamento da gestão de recursos hídricos no Ceará, enfatizando a necessidade de regular o uso, o controle e a preservação da água.

Na ocasião, a plenária, por unanimidade, elegeu o representante da Defesa Civil do município de Várzea Alegre, José Gean de Sousa, como secretário da Comissão Gestora do açude.

Na sequência, o coordenador do Núcleo Operacional da Cogerh do Salgado, Arimateia Cavalcante, apresentou a situação atual dos reservatórios monitorados da sub-bacia e o cenário do Açude Olho D’Água.

O açude encontra-se com um volume de 19,21 milhões de m³, o que corresponde a 100% da sua capacidade de reserva.

Na última reunião de alocação, realizada em 13/08/2024, foi aprovada uma vazão constante de 100 l/s, sendo: 55 l/s destinados ao abastecimento humano, 25 l/s para os poços de alívio e 20 l/s para irrigação.

Os participantes relataram a falta de sinalização na entrada e ao redor do açude, além de questionaram se algo seria feito em relação ao uso de jet skis na área.

A vereadora do município, Ciete Bezerra, comprometeu-se com todos a solicitar, junto à Secretaria de Meio Ambiente municipal, a disponibilização de placas, correntes e cadeados para os arredores do reservatório. Em relação ao uso de jet skis, a Cogerh acolheu a solicitação, que será levada para análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *