Na última sexta-feira (30), o Comitê da Sub-Bacia do Salgado e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) se reuniram com os usuários do Açude Atalho para avaliar a operação do reservatório no segundo semestre de 2025 (2025.2). A reunião ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Balbina Viana Arrais, no município de Brejo Santo/CE.

O técnico do Núcleo Operacional da Cogerh, Thiago Alves, apresentou a situação atual do Açude Atalho, que se encontra com 23,46% de sua capacidade total, o equivalente a 17 milhões de m³ de volume armazenado.
O técnico também relembrou a decisão tomada na reunião de alocação de água, realizada em junho de 2025, que definiu uma vazão de 600 litros por segundo (l/s) até o dia 31 de janeiro de 2026. O reservatório atende, por meio da perenização do Riacho dos Porcos, localidades dos municípios de Brejo Santo, Mauriti e Milagres, para irrigação e consumo animal.
Ao final da reunião, foi aprovada com 28 votos a liberação de uma vazão emergencial de 300 l/s até o consumo do volume de 3,3 milhões m³. Após atingir esse valor, a liberação será suspensa, permanecendo o reservatório fechado até a próxima alocação, após a quadra chuvosa.

Além disso, o Técnico da Gestão Participativa da Cogerh, Josevan Leite, destacou a importância das Leis das Águas e da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Ele ressaltou a necessidade de que todos os usuários estejam devidamente regularizados com a outorga, condição essencial para que a Cogerh possa realizar o gerenciamento preciso do consumo das águas do reservatório. Josevan também enfatizou que os Comitês de Bacia são instrumentos fundamentais para o engajamento da sociedade na gestão dos recursos hídricos.


