A Câmara Técnica de Águas Subterrâneas, atendendo solicitação dos usuários das comunidades de: Trindade, Rosário e Santa Rosa em Crato, discutiu a perfuração de poços no topo da Chapada do Araripe, uma vez que segundo os queixosos, os poços estariam prejudicando a vazão das fontes (nascentes) localizadas no sopé e dificultando o abastecimento humano em suas comunidades.
Os técnicos analisaram o contexto da denúncia e observaram que os poços não atendem somente os nativos da Chapada, mas principalmente os proprietários de chácaras, que visam somente o lazer e irrigação de pomares e jardins. Observou-se ainda que caso não haja um maior controle neste uso, a tendência é de que a ocupação da Chapada para este fim só tende a piorar.
A CT criou um grupo para analisar o problema mais detalhadamente e emitir um parecer à plenária do CSBH.
A Câmara é composta por técnicos da: UFCA, URCA, IFCE Juazeiro, CENTEC, Geopark Araripe, Cimento Nassau, SISAR, CAGECE, ICMBio, SEMACE e COGERH.
A Reunião aconteceu no último dia 22 de outubro, nas dependências do Hotel das Fontes, em Barbalha – CE, e contou com a presença de todos os membros da CT e da Diretoria do CSBH Salgado.