A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) se reuniu com os usuários dos açudes Gomes e Quixabinha, nesta quinta-feira (23), na escola Antônio Leite de Araújo Lima, localizado no Sítio Gomes, em Mauriti, para avaliar a operação 2022.2 nos respectivos açudes.

Na última reunião de Alocação Negociada de Água do Açude Quixabinha, em junho de 2022, foi aprovado pelos usuários para que não houvesse liberação de água, podendo o açude chegar em 31 de janeiro deste ano com 3,7 milhões de m³, que equivale a 11,9% de sua capacidade.

Açude Quixabinha, localizado no município de Mauriti

Já no Açude Gomes, em sua última reunião de Alocação, os usuários definiram que o referido açude iria operar com vazão de 35 L/s, podendo chegar em 31 de dezembro do ano passado com 14% de sua capacidade.

Açude Gomes, localizado no município de Mauriti

Em ambos, o saldo superou as expectativas do que foi simulado, atingindo no açude Gomes uma diferença de mais de 2,85% em seu saldo total, resultando um saldo positivo de 16,85%. No açude Quixabinha, o saldo positivo foi de 1,44%, resultando em um total de 13,34% de sua capacidade total.

Atualmente, o Gomes está com volume de 0,4 milhão de m³, enquanto o Quixabinha possui 4,2 milhões de m³.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *