Saldo do simulado x realizado foi positivo para o reservatório

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou nesta sexta-feira (4) a Reunião de Avaliação de Alocação do Açude Olho d’Água, na Sub-bacia do Rio Salgado, com sua Comissão Gestora, referente à operação de 2021.2.

Thiago Alves, tecnólogo do núcleo operacional da Gerência Regional da Cogerh de Crato, expôs os dados dos reservatórios da Sub-bacia, destacando a situação do Olho d’Água. Confira a apresentação completa abaixo.

Avaliação Operação Alocação Açude Olho d’Água 2021.2

O Açude está com volume de 6,37 hm³, equivalente a 33,53% de sua capacidade máxima. A recarga de 0,537 hm³ (2,83%) em 2022 durante a pré-estação chuvosa, em que o acumulado de janeiro foi de 270 mm, segundo dados recolhidos no posto pluviométrico Boa Vista, localizado na zona rural próxima à Várzea Alegre.

A vazão mínima atual do reservatório é de 55 l/s (demanda fixa para abastecimento humano de Várzea Alegre), conforme aprovado na Alocação de julho de 2021.

O saldo da operação foi positivo, pois o volume do Olho d’Água simulado para a data de 31 de janeiro de 2022 era de 23,8% da capacidade total e o volume acumulado na realidade foi de 33,6% (diferença de 9,8%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *