Comissão Gestora do Açude Rosário delibera sobre liberação de água do reservatório

O Comitê do Salgado participou, nesta quarta-feira (16), da reunião ordinária da Comissão Gestora do Açude Rosário, que ocorreu na sede da COBEC, no município de Lavras da Mangabeira.

Dando início a reunião, o gerente regional da Cogerh de Crato, Alberto Medeiros, informou que atualmente a situação hídrica do reservatório é de 42,5 milhões de m³, equivalente a 90% de sua capacidade máxima. Ele também comunicou que a barragem do Rosário está funcionando de maneira adequada.

Vocês não precisam se preocupar com a barragem, eu garanto total segurança da estrutura, a COGERH sempre realiza duas inspeções anuais de segurança de barragens, diz Alberto Medeiros.

Posteriormente, o Presidente do Comitê do Salgado, Wyldevânio Vieira, falou sobre a importância da comissão gestora, suas atribuições e o processo de renovação.

A participação da comunidade local no processo de mobilização para a renovação da comissão gestora é muito importante pois vai trazer para a reunião apenas pessoas que são diretamente afetadas pela liberação ou não das águas do açude, afirma Wyldevânio.

A atual comissão questionou se a vazão será a mesma que foi alocada mesmo quando o açude verter. Diante do questionamento, Alberto Medeiros, avisou que quando o açude verter irá abrir a válvula no seu volume máximo para fazer uma descargar de fundo, que são as águas mais velhas do reservatório.

Na reunião de alocação do reservatório, ocorrida em julho desse ano, foi acordado que a Comissão Gestora seria responsável por liberar 5 ondas de 1000l/s a cada 15 dias, quando julgar necessário.

Devido aos questionamentos, colocou-se em votação a possível liberação. Por sua vez, em regime de votação, a comissão gestora decidiu que não haverá liberação de água, além do que já foi acordado na última reunião de alocação negociada de água.

Além disso, o Presidente inteirou aos membros presentes que na 34ª Reunião Extraordinária do Comitê, o colegiado decidiu que o mandato da atual Comissão Gestora postergasse até o começo do próximo ano. Portanto, o processo de renovação acontecerá no 1º semestre de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *