Comissão Gestora e Usuários de água do açude Cachoeira aprovam vazão para início de operação 2023.2 no reservatório

A Comissão Gestora e os Usuários de água do Açude Cachoeira, por intermédio da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), discutiram e aprovaram, na última sexta-feira (4), no município de Aurora, uma vazão que atendesse todas as necessidades da comunidade. Com a vazão aprovada, a Gerência Regional da Cogerh irá iniciar a operação de Alocação neste segundo semestre do ano.

Ano passado, o açude operou de julho a janeiro de 2023 com vazão média mensal de 38,2 L/s. Contudo, ainda neste ano, no mês de março, o açude chegou em 100% de sua capacidade máxima.

Tendo em vista a necessidade do processo de Descarga de Fundo para alívio nas barragens, houve a liberação de água de fevereiro a julho de 2023, com vazão média mensal de 46 L/s.  

Atualmente, a situação hídrica do reservatório é de 32,8 milhões de m³, que equivale a 95,57% da sua capacidade total.

Após uma avaliação da Comissão Gestora e dos Usuários de água, foi aprovada uma vazão de 100 L/s, sendo 25 L/s para a sede de Aurora e 20 L/s para o abastecimento humano do Sítio Caiçara.

Inicialmente, serão liberados os 100 L/s até a água alcançar a comunidade do sítio Caiçara. Posteriormente, a vazão será reduzida para 45 L/s.

Vale ressaltar que caberá à Comissão Gestora informar quando for necessário aumentar a vazão, sem que ultrapasse o 100 L/s estabelecido. Com esse valor, foi simulado que o açude pode chegar em 31 de janeiro com até 75,4% de sua capacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *