COMITÊ DA BACIA DO SALGADO E COGERH FORMAM A COMISSÃO GESTORA DO SISTEMA HÍDRICO RIACHO DO MEIO – BARBALHA, CE.

No dia 30 de junho de 2015, ocorreu, na Capela São José, Sítio Riacho do Meio, no município de Barbalha, a formação da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Riacho do Meio, em atendimento à solicitação do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado. O encontro reuniu, além dos técnicos da COGERH, diretoria do Comitê da Bacia do Salgado, representantes dos usuários de água do sistema, das Associações Comunitárias, da SEMACE, da Prefeitura Municipal de Barbalha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, da CAGECE, da Igreja Católica e, sobretudo, das Comunidades localizadas no entorno do Parque Municipal Riacho do Meio, onde se localizam as nascentes que abastecem cinco comunidades.
A metodologia utilizada foi marcada por alguns passos: identificação dos usuários, medição da vazão das surgências que formam o sistema hídrico, topografia do sistema, reunião com as comunidades. A esses passos seguiram a elaboração de um diagnóstico socioeconômico, em parceria com a ONG AQUASIS, a qual desenvolve o Projeto Soldadinho do Araripe, um pássaro endêmico à região do Cariri, que está sob grave risco de extinção, e que vive apenas no ambiente das nascentes e fontes da Chapada do Araripe, dentre as quais as fontes do Parque Riacho do Meio.
O evento contou com a presença de 35 participantes. Na ocasião, foram apresentados os resultados do Diagnóstico Socioeconômico das comunidades pelas técnicas da COGERH, bem como o resultado da pesquisa sobre o Soldadinho do Araripe. Após isso, foi discutida a Comissão Gestora, seu papel, importância e vinculação com o Comitê de Bacia. Em seguida, os representantes reuniram-se, por segmento, e definiram os 12 membros da Comissão Gestora, ficando as duas (02) vagas do Comitê a serem indicadas pelo colegiado na reunião ordinária de setembro. Ao final da atividade, ficou definida a data 06 de agosto como o marco da primeira reunião da Comissão Gestora ora formada.
Representaram a COGERH no evento: Alberto Medeiros de Brito – Gerente, Daniele Costa da Silva – Coordenadora de Gestão, as técnicas: Damiana Nascimento e Maria Dasdores Costa, e a estagiária Juliete Souza, e pela diretoria do CSBH Salgado: Marcos Torres – Presidente e Wéber Girão – Secretário Geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *