Modelo do projeto Malha D’água aplicado à região do Salgado também foi tema da reunião

O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado (CSBH Salgado) esteve reunido na última sexta (14), para discutir temas de grande importância para a Bacia em sua 64ª Reunião Ordinária. Entre os assuntos, estiveram a quadra chuvosa, a tranposição do Rio São Francisco, o Procomitês e o Cinturão das Águas. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores do Município de Mauriti.

A reunião foi iniciada com o presidente do CSBH Salgado, Wyldevânio Vieira, fazendo a leitura do expediente. Ele destacou a presença dos Presidentes dos Comitês da Sub-bacias Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Médio Jaguaribe e Baixo Jaguaribe. Foram criados dois grupos de trabalho (GTs), um para tratar das produções científicas desenvolvidas pelas instituições de ensino e pesquisa na Sub-bacia do Rio Salgado e outro para tratar do Procomitês.

O painel de requerimento do Comitê, onde consta o acompanhamento dos requerimentos/ofícios gerados pelas microbacias nas reuniões do CSBH Salgado, foi apresentado pelo coordenador do núcleo de Gestão da Cogerh Salgado. Na sequência representante da Funceme, a meteorologista Meiry Sakamoto fez uma apresentação acerca dos acumulados das precipitações pluviométricas na bacia nesse início de ano e um prognóstico positivo, ainda que cauteloso, da quadra chuvosa para os próximos três meses.

A Cogerh, representada pelo assessor da presidência Hugo Stênio, falou sobre a Transposição do Rio São Francisco (PISF), o Cinturão de Águas do Ceará (CAC) e o projeto Malha D’água, momento em que também houve grande interação por parte da plenária. Os projetos do CAC e do Malha D’água fornecem a infraestrutura que irá auxiliar a chegada das águas do São Francisco e distribuí-las para o Estado, ampliando a segurança hídrica.

“Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), existe um problema a ser resolvido no Dique Negreiros, em Pernambuco, cuja solução está sendo viabilizada para que a água siga o curso programado”, afirma Hugo. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no Projeto de Integração do Rio São Francisco ultrapassou R$ 1,3 bilhão em 2019. A previsão do governo federal é que as águas da transposição cheguem ao solo cearense até o fim deste trimestre. As obras do CAC no momento aguardam repasse de recursos do governo federal.

Ao final da reunião, foi realizado o momento das microbacias, onde os delegados do CSBH Salgado submetem seu requerimento para aprovação da plenária e são destacadas as demandas das suas microbacias. A reunião teve a presença de 138 pessoas, sendo destas 43 delegados do CSBH Salgado, presidentes dos Comitês, e representantes do Alto Jaguaribe, Médio Jaguaribe e Baixo Jaguaribe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *