Comitê da Sub-bacia do Salgado lançou nesta terça-feira (17) os Programas e Ações do Plano de Recursos Hídricos de sua Região Hidrográfica, no município de Juazeiro do Norte. Essa 3ª e última etapa do processo de atualização do documento foi finalizado em abril deste ano.

Os trabalhos para o plano iniciaram em junho de 2022, passando pela etapa de Diagnóstico e de Prognóstico até definir o plano de ação. As ações foram alocadas nos seguintes eixos temáticos: demanda hídrica, oferta hídrica, gerenciamento dos recursos hídricos, aspectos ambientais e político-institucional, com horizonte de 30 anos.

Esses programas devem conduzir ao alcance do objetivo estratégico do PRH, que visa proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos.

Ticiana Studart, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou aos membros o trabalho com a planilha Matriz do Plano de Ação, destacando os principais pontos debatidos ao longo dos últimos meses com a plenária.

A obra foi realizada pelo Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, financiada com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) e Governo do Estado do Ceará, em parceria com a UFC e a Cogerh.

“Temos esse evento como marco de início de uma grande jornada para executar seu plano de ação, que será nosso maior desafio. Foi construído de forma democrático e representa todos os setores da sociedade, sendo a essência da gestão dos recursos hídricos da nossa região”, comemorou Wyldevânio Vieira, presidente do Comitê do Salgado.

Os documentos das outras etapas do PRH podem ser acessados aqui.

Capacitação em Liderança

Além do lançamento do Plano, o Comitê do Salgado participou de uma capacitação em Liderança e Protagonismo Comunitário, ministrada por Laécio Moraes, professor e consultor ambiental, e pelo presidente do colegiado, Wyldevânio Vieira.


A plenária trocou experiências acerca de métodos para tomar iniciativas em prol do coletivo, como gestão emocional e de tempo. A atividade contribui para a formação de um grupo mais preparado para debates e para mediação de conflitos, ferramentes importantes durante as atribuições do colegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *