Na sexta-feira (13), o Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Salgado realizou uma capacitação virtual para seus membros com o objetivo de abordar a importância da Participação Social na Gestão de Recursos Hídricos.

A analista em Gestão de Recursos Hídricos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) Celineide Nascimento, explicou o modelo adotado pelo Ceará para as divisões de bacias, um modelo criado na França e implementado no Estado.

Ela também detalhou as subdivisões e os planejamentos estratégicos para cada divisão, além de explicar a estrutura e o funcionamento dos comitês, que são compostos por representantes do Estado, coletividades, usuários de água e associações.

Em seguida, foi abordada a questão das políticas de água no Brasil e da evolução desse discurso ao longo dos anos, com foco na relação entre participação social, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

Além disso, apresentou as políticas de água no Brasil e como as questões relacionadas às mudanças climáticas têm sido tratadas.

No segundo momento da capacitação, à tarde, a palestrante falou sobre o papel dos comitês de bacias hidrográficas nas políticas públicas. Como canais institucionalizados de participação, os Conselhos (Comitês) representam uma reconfiguração das relações entre Estado e sociedade, instituindo uma nova modalidade de controle público sobre a ação governamental e uma nova forma de co-responsabilização no desenho, monitoramento e avaliação das políticas.

Por fim, foi repassada a palavra para os presentes que debateram os tópicos abordados e sanaram as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *