O processo de renovação poderá ocorrer em 2023 dependendo da aprovação do Comitê do Salgado sobre prorrogação dos mandatos das comissões gestora estudais para o final deste ano
A reunião Ordinária da Comissão Gestora do açude Cachoeira aconteceu nesta terça-feira(1), na capela Agrovila do açude, localizada no município de Aurora. A reunião serviu para informar, aos membros da comunidade, como acontecerá o processo de renovação das comissões gestoras.
A atual Comissão Gestora deste açude teve sua última renovação em 2018 e é composta por treze membros, sendo dois representantes do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado.
O presidente do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado esteve na reunião e ressaltou a importância das comissões gestoras.
As Comissões Gestora são importantes porquê tornam as decisões de alocação e recursos hídricos mais democrático e justo, pois quem decide são as pessoas que moram no entorno do açude, tanto jusante e montante, afirma Wyldevânio Vieira
Posteriormente, a técnica da Secretaria Executiva do comitê, Geryslândia Grangeiro, informou que a Comissão Gestora está perto de vencer e será feito a solicitação da prorrogação dos mandados das comissões gestoras dos açudes estaduais, assim no decorrer de 2023 será feito o processo de renovação.
Ao final da reunião, a atual Comissão Gestora solicitou uma capacitação sobre outorga para as secretarias, usuários de água e poder público.