Na última quarta (17) e quinta-feira (18), o Comitê do Salgado, representado pelo presidente Wyldevânio Vieira, participou do seminário de lançamento dos Planos de Recursos Hídricos das regiões hidrográficas do Ceará, uma parceria entre a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e o Programa Cientista Chefe, na sede da Cogerh, em Fortaleza.
Em um esforço conjunto com a UFC, por meio de Termo de Cooperação Técnico-Científica, e com a participação dos Comitês de Bacias, a Cogerh entrega à sociedade os planos de recursos hídricos das diferentes bacias hidrográficas do Ceará.
Essenciais para a agenda dos recursos hídricos, os planos são base de informações sobre ações de gestão, projetos, programas e investimentos prioritários. São planejamentos de longo prazo, com horizonte compatível com o período de implantação de seus programas e projetos.
São doze planos de recursos hídricos, um para cada região hidrográfica do Ceará. Confira os documentos aqui.
A mesa de abertura, que ocorreu na quarta-feira (17), contou com a presença Diretor Presidente da Cogerh, Yuri Castro, com o Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e do Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Ramon Flávio Rodrigues. Na ocasião, Ramon destacou a necessidade de incorporar os planos de recursos hídricos por bacias hidrográficas ao plano estadual de recursos hídricos e de mitigação de efeitos da seca.
A aprovação dos Planos das Regiões Hidrográficas contou com a participação ativa dos colegiados dos Comitês de Bacias do Ceará, discutindo diretrizes e aprovando diferentes fases dos planos, incluindo diagnóstico, prognóstico e planos de ações. O processo de desenvolvimento dos planos durou cerca de 3 anos, começando ainda durante a pandemia, com encontros, discussões e debates realizados principalmente de forma virtual.
Na quinta-feira (18), as apresentações focaram na experiência de percepção dos Comitês de Bacias no processo de produção do plano. O presidente Wyldevânio Vieira falou sobre a concepção do plano na bacia do sul do Estado. “O plano é solução plural para enfrentar problemas plurais – múltiplos cenários que necessitam de várias frentes de atuação. Poucos municípios têm planos de recursos hídricos, e nós temos isso”. E completa: “O maior potencial do Cariri é sua oferta de água – superficial e subterrânea. O Cariri só cresce porque tem água, só é isso porque tem água – a população do Salgado precisa entender isso”, afirmou.
As perspectivas futuras também foram expostas, mostrando preocupação com a divulgação dos planos e incorporação deles por parte da sociedade.