Crise hídrica no Sistema Cantareira levanta questionamento e alerta população sobre a importância de evitar desperdício

Por: Ana Maria – Revista Envolverde

Você sabe quanta água usa diariamente?

A falta de água não é um problema recente, mas nessa última semana chamou ainda mais atenção dos moradores da maior cidade do Brasil. Em São Paulo, após semanas com baixa intensidade de chuva, a população está em estado de alerta. A preocupação segue porque a crise hídrica fez com que o Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas de captação e tratamento de água do mundo, atingisse o seu menor volume de água desde fevereiro de 2016, operando com queda de 38,8% da capacidade total de armazenamento. As previsões não são nada animadoras, por enquanto a situação deve continuar crítica.

O problema em São Paulo chama a atenção de todo o país. É cada vez mais comum vermos várias regiões do mundo sofrendo com a escassez de água e, enquanto especialistas não encontram uma solução, é necessário que todos passem a utilizar a água de forma consciente e racional. Além dos passos já conhecidos como tomar banhos curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lavar louças, ainda existem outras opções de economia. O gerente industrial da Censi Sistemas Hidrossanitários, Arilson Decarlos, indica que, uma das maneiras para economizar é fazendo uso dos restritores de vazão. Você sabia que uma torneira consome em média de 15,6 litros por minuto? Utilizando o restritor de vazão mínimo, o consumo cai para 4 litros por minuto. Em cinco minutos lavando louça, por exemplo, são economizados 48 litros de água.

Outra maneira de economia, é utilizar um sistema de duplo acionamento na caixa acoplada do vaso sanitário, esse sistema permite ajustar a quantidade de água utilizada em cada descarga, que pode ser entre três e seis litros, bem diferente comparado com os 10 a 14 litros gastos pelo acionamento comum.

Uma dica bacana também para você acompanhar o seu gasto diário de água é através da Calculadora do Consumo de Água (CCA), que você encontra online neste link aqui. Vale lembrar que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera 110 litros de água por dia o ideal por habitante.

Fonte: REVISTA ENVOLVERDE. 28.08.2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *