O CSBH Salgado está acompanhando as discussões para o início das obras do CAC – Cinturão das Águas do Ceará, que será executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos.

No último dia 04.12 o Grupo de Trabalho do CAC (GT CAC) que foi criado pelo CSBH para acompanhar todo o processo, reuniu-se com técnicos da SRH e VBA (empresa responsável pelo projeto executivo) para conhecer as especificidades do projeto. Além dos membros do GT CAC, estavam presentes ainda a diretoria, composta por: Jaqueline Sá – Presidente, José Vounei – Vice-presidente e Assis Batista – Secretário Geral, e os técnicos da COGERH – Alberto Brito e Damiana Alencar.

No dia 05.12, o vice-presidente, José Vounei, e o Coordenador de Gestão Participativa da COGERH – Alberto Brito, acompanharam no município de Missão Velha, uma reunião da SRH com os atingidos pelo projeto, para tratar das indenizações a que estes terão direito.

Cinturão das Águas do Ceará (CAC)

O Trecho 1 do CAC é parte inicial do projeto do canal gravitário que levará água do Rio São Francisco, ligando os municípios de Jati, localizado na fronteira do Ceará com o Estado de Pernambuco, e Cariús, no Sertão dos Inhamuns, cruzando o território dos municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato e Nova Olinda, no Cariri, passando nas proximidades da Serra do Araripe.

O CAC se constituirá em um sistema adutor com extensão de 1.300 quilômetros de extensão, cobrindo todas as áreas do Estado necessitadas de água. Será formado por um eixo principal e três ramais secundários, cuja finalidade é captar água do Rio São Francisco e distribuí-la para todas as doze macro-bacias hidrográficas do Ceará.

FOTO: Reunião do GT CAC com técnicos da SRH e VBA – Por Alberto Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *