O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado, se reuniu ontem, 18.09, na sede do Centro de Referência Hidro-ambiental da Bacia do Salgado, no município de Cedro, com a casa cheia, estavam presentes 38 dos 50 membros, e ao todo 80 pessoas formavam a plenária. Entre os assuntos deliberados estava a operação do vale do riacho do Carás, no município de Crato, onde está acontecendo um conflito pelo uso da água, pois os usuários da montante não permitem que seja liberada uma vazão maior para atender os usuários do vale perenizado, e isto está causando sérios prejuízos econômicos e sociais. Com este assunto, levantou-se o mesmo problema nos vales dos riachos do Rosário e do Prazeres, e a plenária deliberou que a COGERH, sua secretaria executiva, deverá fazer uma análise técnica da viabilidade hídrica das liberações, se reunir com os usuários e procurar atender o maior número de pessoas possível.

Outro ponto levantado foi a administração do Centro de Referência, uma vez que o prédio pertence à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e foi cedido ao CSBH para a sua instalação. Na ocasião, duas instituições manifestaram interesse nesta administração, que foram a UFCa – Universidade Federal do Cariri e a Associação de Classe dos Pequenos Irrigantes do Vale do São Miguel, que é a atual mantenedora dos direitos do prédio. A plenária decidiu então montar um grupo de trabalho para estudar não somente a questão administrativa, mas também o formato de funcionamento do Centro.

Estava presente ao evento, um grupo de alunos de Engenharia Ambiental do IFCE Juazeiro do Norte, que acompanharam toda a reunião, sua presença é especial, uma vez que estes formarão o futuro dos recursos hídricos na bacia do Salgado, sejam como usuários, técnicos ou gestores, fato este que vem sendo enxergado  pela direção do instituto e incentivado aos discentes.

Confira as fotos do evento:

http://www.csbhsalgado.com.br/fotos/reuniao-ordinaria-18-09-2014-cedro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *