A Diretoria do CSBH Salgado, juntamente à Gerência da COGERH Salgado, negociou conflito entre os usuários da água do Riacho dos Porcos, nos municípios de Mauriti e Brejo Santo.

O conflito instalou-se em virtude da seca, que deixou o açude Atalho, reservatório perenizador do vale do riacho dos Porcos, com um volume baixo, ocasionando o racionamento das águas. Na reunião de alocação negociada, realizada no início de julho, os usuários acordaram um calendário de rega, que atenderia a todos em um trecho de aproximadamente 40 km. Ao longo do primeiro mês de uso, os irrigantes do município de Brejo Santo acharam que deveria mudar o calendário, onde eles passariam a ter água durante os cinco dias da semana, deixando apenas o final de semana para o município de Mauriti.

Caso isto viesse a acontecer, os usuários localizados à jusante de Brejo Santo, ficariam sem água, pois o final de semana não seria suficiente para manter o fluxo desta. Outra alternativa seria aumentar o volume liberado, o que acarretaria no esvaziamento por completo do reservatório, não deixando nenhuma reserva para o ano de 2014.

A Presidente Jaquelina Sá, não aceitou a última proposta, dizendo que seria muita irresponsabilidade do Comitê e da COGERH serem coniventes com tal situação, o que não deixaria sequer uma reserva para a dessendentação humana e animal para o ano seguinte, e que ainda não sabemos como será a quadra invernosa. Propôs então a seguinte modificação do calendário, ao invés da rega ser três dias para cada trecho com o domingo livre, os irrigantes deveriam utilizar no trecho um e dois, durante três dias e meio, e o domingo não ficaria mais livre.

O Gerente Regional da COGERH, Yarley Brito, salientou que tal medida traria graves consequências para os últimos usuários do vale, pois o domingo era o dia usado pela natureza para recompor o rio e o lençol freático, e assim, garantir um trecho perenizado maior.

No entanto, a plenária acatou a proposta da Presidente, e o conflito foi apaziguado.

Participaram da reunião: Jaqueline Sá – Presidente, Marcos Torres – Secretário Geral, Erociano Furtado – Delegado, Vicente Aristides – Delegado e Paulo Cavalcante – Delegado, representando o CSBH Salgado, e representando a COGERH estavam: Yarley Brito – Gerente, Alberto Medeiros – Coord. de Gestão Participativa, Ericson Onofre – Coord. Operacional, Ronaldo Alves – Técnico e Damiana Alencar – Apoio Administrativo, além dos usuários do riacho dos Porcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *