Na primeira reunião de 2017, do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, os membros dos Comitês debatem a situação hídrica de cada bacia e trocam experiências.

     Os membros dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas estiveram reunidos no primeiro Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas 2017 (Fccbh 2017), nos dias 16 e 17 de março, na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O objetivo do encontro é articulação e fortalecimento na gestão participativa e integrada dos recursos hídricos.

     Na mesa de abertura estiveram o coordenador geral do Fccbh, Alcides Duarte; o secretário-executivo da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Aderilo Alcântara; o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias; o representante da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra),  André Cunha; o chefe de Gabinete, Antonio Treze de Melo; a técnica da Gerência dos Recursos Hídricos, Mires Bouty, e a técnica da Gerência de Suprimento e Patrimônio, Mayra Zaranza.

     João Lúcio enfatizou que “o Estado evoluiu muito na gestão da água, dando o primeiro passo na estrutura política com a criação da SRH e, nos últimos 25 anos, deu sinais que tem preocupação com os recursos hídricos, criando também a Cogerh, em 1993, e posteriormente o Comitê de Bacias.

     No primeiro dia, algumas das deliberações que foram feitas já tiveram aprovação como: a contratação de uma Assessoria para atualização dos Planos de Bacias dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) e a criação dos planos para os novos CBH’s dos Sertões e da Serra da Ibiapaba; instalação de uma Gerência Regional e/ou escritório regional da Cogerh na Serra da Ibiapaba, Coreaú e Litoral e apresentação de algumas ações emergenciais do Governo no enfrentamento da crise hídrica.

     No dia seguinte, a reunião teve início com a apresentação do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pela chefe do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto. A previsão é que o Estado referente ao acumulado de chuvas nos meses de março, abril e maio estarão: 43% em torno da média; 37% abaixo da média e 20% acima da média.

     Logo, os Comitês apresentaram e discutiram as demandas das bacias e foi decidido que a Reunião de Avaliação dos Vales para operação dos açudes Orós, Castanhão e Banabuiú será no dia 19 de abril.

Comenda Zaranza

     Na oportunidade foi homenageado um membro de cada Comitê de Bacia, reconhecidos por seus serviços prestados à bacia. Cada um recebeu a Comenda Antonio Ribeiro Zaranza, colaborador que se destacou pelo seu trabalho, competência e humildade, que lhe permitiu conquistar muitos amigos por onde passou, especialmente na Cogerh, como superintendente das bacias interioranas, e na Funceme, como chefe de Missão em Meteorologia e Nucleação Artificial.

     Vale ressaltar que o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, também foi um dos homenageados pelo Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza.

forum4 forum3 forum1

Fonte: http://portal.cogerh.com.br/noticias/3022-doze-comites-de-bacias-do-ceara-reunem-se-no-forum-cearense.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *