URUBURETAMA
População reclama de falta de água
27.12.2011

Uruburetama – Moradores deste Município têm enfrentado, com frequência, problemas ligados ao abastecimento de água. Embora seja abastecida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a cidade está há quase uma semana sem água encanada e os residentes têm utilizado a água de um rio – a qual não é adequada para o uso – para realizar atividades diárias.

Conforme o chefe de gabinete da Prefeitura de Uruburetama, Gustavo Coelho, entre os dias 12 e 20 deste mês, toda a cidade ficou sem água. Após o abastecimento voltar ao normal, afirma, o Município ficou novamente sem água a partir do dia 22 – situação em que se encontrava até o fechamento desta edição.

Segundo Coelho, um dos fatos que leva a população a se indignar com a falta de água é a existência, próximo ao Centro da cidade, do Açude Mundaú, utilizado para o abastecimento das residências. “A gente com um açude desses e tendo problema de água?”, questiona.

O chefe de gabinete acrescenta que a administração municipal tem utilizado carros-pipa para amenizar o problema. Entretanto, afirma, os veículos não são um solução ideal para a falta de água encanada, já que o mesmo rio de onde é retirada a água é usado pelos moradores para lavar roupas e dar banho em animais, por exemplo. “É uma água poluída, que não é tratada e não era pra ser usada”, destaca.

Segundo Coelho, a falta de água tem afetado a cidade inteira, atingindo bairros como Alto do São João, Lajeiros, Rua Nova, Angelim, São Francisco e Itamaraty. Ele afirma que a Prefeitura já entrou em contato com a Cagece para que o problema fosse solucionado, mas, até o momento, nenhuma providência que solucionasse de vez a ausência de água encanada foi tomada. “E, no final do mês, a conta vem normal para a gente pagar”.

De acordo com a assessoria de comunicação da Cagece, a falta de água que durou até o início da última semana foi causada por vazamentos de grandes proporções na adutora de água e por oscilações de energia que afetaram o bombeamento hídrico.

Em relação à falta de fornecimento de água que, pelo menos até ontem, afetava a cidade, a Companhia afirma que o problema foi causado por uma falha do conjunto motobomba do sistema de captação. O equipamento, informa a assessoria de comunicação, foi substituído no último domingo.

Entretanto, segundo a Cagece, o novo conjunto motobomba demora alguns dias para promover o abastecimento regular de água. A expectativa é que os moradores de Uruburetama possam contar com a água encanada nos próximos dias.

Segundo a Cagece, mesmo com as falhas no abastecimento, não haverá abatimento ou cancelamento na conta de água para os moradores neste mês.

Mais informações

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Centro de Contato para Atendimento (disponível 24 horas)
Telefone: 0800.275.0195

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1087644

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *