Aconteceu nos últimos dias 19 e 20.04, na Escola de Ensino Fundamental Juvino Patrício da Silva – Sítio Pedregulho – Orós, um mini-curso em Gestão Participativa de Recursos Hídricos, ministrado pelo núcleo de gestão da gerência regional da Bacia do Salgado, e contemplou os usuários das vazantes do sistema hídrico do açude Lima Campos. A capacitação constituiu-se de dois momentos, um teórico, com palestras em Gestão Participativa e Agroflorestação, ministradas pelos técnicos da COGERH e o segundo dia com aulas práticas, com visita técnica no açude Rosário, em Lavras da Mangabeira. O curso contou com um público total de 69 pessoas, entre usuários, estudantes, professores e membros da Comissão Gestora do açude.

Este evento abriu as comemorações dos 10 anos de atividade do CSBH Salgado, que constarão de diversas atividades no decorrer do ano, entre elas, capacitações, mini-cursos, seminários, workshops e exposições fotográficas.

Na visita técnica, os participantes tiveram a oportunidade de visitar projetos de: agrofloresta, biodigestor, apicultura, avicultura, irrigação por gotejamento, aquicultura, além de um momento de interação com o COBEC – Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús, onde puderam conhecer as diversas atividades mantidas pela ONG e seus parceiros, como: artesanato, educação de jovens e adultos, biblioteca, aulas de informática, música e teatro, entre outros.

O participantes avaliaram com extremamente proveitoso o mini-curso, principalmente porque puderam ver como podem utilizar-se da água do açude Lima Campos sem agredirem o ambiente, e mesmo assim, obterem resultados financeiros, como é o caso dos usuários do açude Rosário.

Participaram do evento, os técnicos da Gerência Regional do Salgado: Alberto Brito, Maria Dasdores e Damiana Alencar.

Estavam presentes ao mini-curso membros da comissão gestora do Lima Campos e os Delegados do CSBH Salgado, Ireudo Félix – STTR Icó, Jamilton Pinto – Prefeitura de Icó, Antonio Martins – Prefeitura de Icó e Serafim Rodrigues – Assoc. Poço da Pedra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *