Nova Comissão Gestora do Açude Rosário recebe Capacitação sobre funcionamento do Sistema de Recursos Hídricos

A Secretaria Executiva (Cogerh) do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado (CSBH SALGADO) ministrou, na última terça-feira (13), na sede da Cobec, no município de Lavras da Mangabeira, a 1ª capacitação sobre recursos hídricos para a Comissão Gestora do Açude Rosário.

O momento serve para que os membros entendam sobre como funciona o sistema de recursos hídricos e o papel que deve exercer durante seu mandato, além da importância da gestão participativa nas decisões do Comitê.

Iniciando a reunião, o novo Gerente Regional da Cogerh do Crato, Emídio Clebson, esteve presente para prestar apoio à nova CG.

“A Comissão Gestora é um organismo bastante importante para a gestão de recursos hídricos e por isso, estarei sempre a disposição para ouvi-los e sempre me manter informado sobre suas necessidades, estarei sempre oferecendo apoio no que for possível”, disse o Gerente.

Uma das responsabilidades da Instituição de Gerenciamento de Recursos Hídricos é apoiar a organização de usuários com vistas à formação de Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos, prestando apoio técnico, administrativo e financeiro, necessários ao funcionamento dos mesmos, através das Gerências (Secretarias Executivas).

Posteriormente, o Presidente do Comitê, Wyldevânio Vieira, explicou o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará e passou a palavra para que o colegiado tirasse suas dúvidas e relatasse suas demandas.

Uma das demandas mais importantes destacadas por eles foi a questão das macrófitas, plantas aquáticas que flutuam na superfície, mas que apesar de não estarem enraizadas no sedimento, atrapalham o abastecimento humano.

Sobre esse problema, o presidente do Comitê afirmou que já solicitou à Cogerh, e que a limpeza de macrófitas será realizada nos açudes por ordem de prioridade.

“As Macrófitas são um problema crônico de todos os açudes, já solicitei à Cogerh que fosse feita uma limpeza nos açudes, mas como resposta, a Cogerh disse que iria realizar a limpeza de acordo com o grau de prioridade que cada reservatório tem. A limpeza é paliativa, já fizemos uma limpeza do açude Jenipapeiro II e infelizmente, as macrófitas voltaram”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *