A Cogerh, por meio de sua Gerência Regional da Bacia do Salgado, realizou, no dia 19 de agosto reunião com os usuários da Fonte Guaribas, localizada no distrito de Caldas, município de Barbalha. A reunião foi uma demanda da Comissão Gestora da Fonte Guaribas, a qual participa do gerenciamento do sistema hídrico junto à Cogerh, e ocorreu na própria fonte. Teve como objetivo atualizar as informações acerca dos seus usuários, identificando as tubulações existentes no barrilete, o qual foi construído para promover melhores distribuição e uso da fonte, tendo sido recentemente violado. Dentre os temas discutidos destacaram-se a redução da vazão da fonte, que abastece a cinco comunidades rurais, além da venda de terrenos e a construção de casas de veraneio, aspectos que têm ampliado a demanda de água, já escassa.
Foram ainda debatidas questões como as outorgas, a conservação da fonte, os problemas de desperdício de água e as práticas de uso sustentável dos recursos hídricos, chegando-se a alguns encaminhamentos: aquisição de caixas d’água para todos os tipos de uso, maior controle sobre a venda de imóveis nas comunidades atendidas por parte de seus proprietários, recuperação e proteção do barrilete e organização das tubulações.
Participaram da reunião os técnicos da Cogerh, Daniele Costa (Coordenadora do Núcleo de Gestão), José Ronaldo Guedes (técnico do Núcleo Operacional), Damiana Alencar (apoio administrativo) e Juliette Sousa (estagiária).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *