Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) firmou parceria com o Centro de Monitoramento de Alerta e Desastre Natural (CEMADEN), vinculado ao Ministério de Ciências e Tecnologia e Inovação (MCTI), com isso o Ceará passará a ser monitorado de modo remoto e automático, através da infraestrutura observacional do Sistema Nacional de Alertas e Monitoramento de Desastres Naturais.

No primeiro momento foram instaladas 11 (onze) Plataformas de Coleta de Dados Hidrológicos ou PCDs Hidrológicas no estado, sendo que na bacia do Salgado foram instaladas 02 (duas), nos municípios de Crato e Lavras da Mangabeira, por serem cidades propícias a inundação. As estações hidrológicas têm como finalidade realizar de forma automática a medida, o armazenamento e a transmissão, por meio de modem celular, os dados hidrológicos que ocorre sobre o local onde a PCD está instalada, esses dados são enviados ao CEMADEN.

A estação hidrológica do Crato, está localizada sobre o canal do Rio Grangeiro, na ponte próxima a igreja de N.Sra. de Fátima, no bairro do Pimenta, e a de Lavras da Mangabeira, sobre o Rio Salgado, na ponte da BR-230.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *