Usuários de água do açude Thomás Osterne aprovam vazão para operação de Alocação neste 2º semestre

Os Usuários de Água do açude Thomás Osterne participaram, na quinta-feira (27), no Crato, da Reunião de Alocação Negociada de Água, com intuito de aprovar uma vazão para liberação de água que atenda os múltiplos usos das comunidades locais.

Atualmente, a situação hídrica do reservatório é de 70,92% da sua capacidade total. A última operação neste açude aconteceu em julho de 2022 a Janeiro de 2023, com vazão média mensal de 111,9 L/s.

Foi simulado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que o Thomás Osterne chegaria com 27,9% de sua capacidade. Entretanto, com o bom aporte devido às precipitações da quadra chuvosa, o açude chegou a 36,6%.

Na última Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, os membros acordaram que o Thomás Osterne pode operar com vazão média mínima de 50 L/s e média máxima de 250 L/s.

Dessa forma, foi aprovada por unanimidade a vazão de 200 L/s até a água alcançar o sítio Caboclo, e reduzir para 150 L/s após chegada no local, não podendo ultrapassar os parâmetros de alocação definidos pelo Comitê do Salgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *