A Comissão Gestora do Açude Atalho e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional da Sub-bacia do Salgado, em continuidade com o processo de alocação negociada de água, se reuniram na segunda-feira (10), no município de Brejo Santo, para discutir e aprovar a vazão que irá operar no 2º semestre deste ano no reservatório Atalho.
O Coordenador do Núcleo de Gestão da Regional, Rafael Landim, apresentou os parâmetros de alocação definidos pelo Comitê do Salgado na última Reunião Ordinária. Foi determinado pelo colegiado a Vazão Mínima de 0 L/s e Máxima de 600 L/s.
De junho de 2022 a janeiro de 2023, a operação que ocorreu neste reservatório foi de vazão média mensal de 526,6 L/s. Vale ressaltar que o reservatório também passou por uma operação emergencial, que aconteceu de fevereiro a junho deste ano com uma vazão média mensal de 348,3 L/s, chegando com um volume de 22,7% de sua capacidade total.
Em regime de votação, foi aprovado por unanimidade 600 L/s, sendo liberado inicialmente 450 L/s, e no início de setembro deste ano, a vazão aumentará para os 600L/s até o dia 31 de janeiro de 2024.

Dessa forma, o Açude Atalho, atualmente com 23,9 milhões de m³, equivalente a 32,9% de sua reserva total, pode chegar a 12,8% de sua capacidade no fim do período.