A Companhia de gestão de recursos hídricos (Cogerh) se reuniu com os usuários de água do Açude Lima Campos, nesta terça-feira (14), na Casa de Cultura de Icó Mariinha Graça, para avaliar a Operação do reservatório no 2º semestre de 2022 e decidir a vazão para a Operação emergencial solicitada pelo órgão da Associação do Distrito de Irrigação Icó Lima Campos (ADICOL).

O volume atual do Açude é de 29,7 milhões de m³, equivalente a 58,46% de sua capacidade total, devido às precipitações na região.

Durante a reunião de alocação, foi simulado que o reservatório chegaria em 31 de janeiro de 2023 com 21,5% de sua capacidade, contudo, terminou bem acima do esperado, com 55,41%.

Durante a reunião, Otacílio Neto, Coordenador do Núcleo Operacional da Gerência da Cogerh do Crato, apresentou as propostas de vazões para a operação emergencial solicitada aprovada pelo Comitê do Salgado e o nível de criticidade do Lima Campos.

“Foram simuladas três propostas. A 1ª é com vazão de 293 L/s, atingindo o volume final de 47,4% no dia 30/06/2023; a 2ª proposta foi de 393 L/s para atingir o volume de 45,2%, e a última, 550 L/s, chegando com volume final de 41,9%. Em todas as propostas, 93 L/s equivale ao abastecimento humano por adutora e todas simulações foram realizadas considerando o aporte mínimo do açude”, explicou o técnico aos presentes.

Alberto Medeiros, gerente regional, orientou a importância de economizar água para o segundo semestre deste ano.

Ao final da reunião, foi aprovado a proposta de 550 L/s, sendo 457 L/s para o perímetro irrigado e 93 L/para abastecimento humano por adutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *