VAZÃO ECOLÓGICA PARA FONTES DA CHAPADA DO ARARIPE É DISCUTIDA NA 28ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CSBH SALGADO

O Comitê da Sub Bacia do Rio Salgado realizou nesta quarta-feira, 26, a 28ª Reunião Extraordinária do CSBH Salgado. A reunião virtual foi realizada por meio de Plataforma Microsoft Teams, iniciando às 13h. Uma das pautas discutidas foi a Vazão Ecológica para fontes da Chapada do Araripe, onde foi discutido a necessidade da definição do percentual para a vazão ecológica das fontes da Chapada do Araripe.

Carlos Augusto, representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Crato, frisou a importância e necessidade sobre a discussão desta Vazão Ecológica para as fontes que compõem a Chapada do Araripe e também destacou o Decreto Estadual nº 31.076/2012 que trata a temática da vazão ecológica. Como encaminhamento ficou de levar a discussão para Câmara Técnica de Água Subterrânea do CSBH Salgado, onde será discutida e será tirada propostas para apreciação do CSBH Salgado.

O Sr. Ubirajara Patrício, da Gerência de Projetos da COGERH, falou sobre o projeto do Plano de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará, e como será feito os trabalhos na bacia do rio Salgado, previsto para o primeiro semestre de 2022. Na sequência foi discutido sobre a formação de Grupo de Trabalho-GT para participar das discussões sobre o Plano de Bacias Hidrográficas do rio Salgado, ficando como encaminhamento o envio de ofícios para as instituições membro, para que, se manifestem sobre interesse em participação no referido GT, a ser formado na próxima reunião do Comitê, no dia 30 de junho de 2021.

Também foi apresentado o levantamento feito pela secretaria executiva do Comitê sobre as instituições faltosas, em que foi apresentado a frequência das instituições com destaque para o período, em que, o Comitê iniciou suas reuniões virtuais no ano de 2020. Assim, a plenária deliberou para o abono das faltas das instituições ocorridas no período das reuniões virtuais.

Por fim, também foi discutido a pauta sobre a liberação de água do Açude Lima Campos no perímetro irrigado Icó-Lima Campos, ficando acordado com a plenária a liberação emergencial de 70 l/s no perímetro irrigado, além dos outros 93 l/s já captado para o abastecimento humano. Totalizando uma vazão de 163 l/s até a reunião de alocação do referido reservatório. Ao final da reunião foram levadas para apreciação da plenária os requerimentos gerados pelos membros do Comitê.

Estiverem presentes na reunião 49 participante, sendo eles 44 instituições membro. A Diretoria do Comitê do CSBH Salgado se fez presente no nome do Vice-Presidente Professor Edmar Pinheiro; o Secretário Geral, Cícero Dias e a Secretária Adjunta, Cícera Aristides; além do representante dos CBHs no Conselho Administrativo da COGERH, Teobaldo Marques. Também estiveram presentes 6 colaboradores da COGERH, o Gerente Regional da COGERH Crato, Alberto Medeiros; Gerência de Estudos e Projetos da COGERH , Ubirajara Patrício; o Coordenador do Núcleo de Gestão, Rafael Landim; a Técnica do Núcleo de Gestão, Geryslândia Grangeiro; a Assistente Administrativa, Nayara Ribeiro;  e a Estagiária de Comunicação, Ana Lara.

 

Assessoria de Comunicação | Gerência Crato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *