Representantes da ADICOL solicitaram também parte da vazão do Açude Lima Campos para reforço na produção agrícola no perímetro irrigado da região

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado – CSBH Salgado –  aprovou as alocações de água dos reservatórios da Bacia durante reunião ordinária da entidade, realizada na tarde desta terça-feira (04). O grupo decidiu também pela revogação da resolução que restringia a utilização das águas do açude Lima Campos apenas para consumo humano.

Cerca de 40 Instituições (82% do colegiado) aprovaram o resumo das alocações de água nos reservatórios da bacia do rio Salgado, no sul do Estado. As vazões de liberação definidas são para a operação prevista para o segundo semestre de 2020. Mais de 60 pessoas acompanharam a reunião virtual, entre membros do comitê e convidados.

Ainda durante o encontro virtual, representantes da Associação do Distrito de Irrigação Icó-Lima Campos (ADICOL) solicitaram a revogação da Resolução 001/2019 do CSBH Salgado, que restringia as águas do Açude Lima Campos para o abastecimento humano da sede municipal de Icó e do distrito de Lima Campos.

Para o presidente da ADICOL, Francisco Canindé, “o volume atual do Lima Campos permite uma liberação maior de água para o perímetro irrigado do Lima Campos”. Segundo Canindé, “as águas serão para ajudar no cultivo de côco, banana e capim, além do consumo humano de comunidades da região”, finalizou.

O colegiado revogou a resolução, ficando o encaminhamento de enviar ao CONERH a minuta da ata da 65ª Reunião Ordinária com a revogação e o ofício do CSBH Salgado solicitando a revogação da resolução 001/2019.

A plenária definiu então vazão a ser alocada no açude Lima Campos. Após simulações feitas pela Cogerh a plenária escolheu o cenário de operação de 400 l/s, sendo 71 l/s para abastecimento humano via adutora e restante 329 l/s para ser liberado no perímetro irrigado Icó-Lima Campos. Ficando condicionada a operação desta alocação ocorrer só após o consentimento do CONERH.

Relatório Anual de atividades e PROCOMITÊS

O relatório anual de atividades 2019 do CSBH Salgado também foi apresentado à plenária. O relatório foi aprovado pelo colegiado. Ainda durante a 65ª Reunião Ordinária, o colegiado acompanhou apresentação da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) , sobre o PROCOMITÊS, programa nacional de fortalecimento dos Comitês de Bacia.

A reunião virtual teve mais de 65 pessoas online, destes 41 membros do CSBH Salgado representando 82% do seu colegiado. A diretoria do CSBH Salgado estava presente com o presidente Wyldevânio Vieira, vice-presidente Francisco Edmar, secretário Cícero Dias e secretária-adjunta Cícera Aristides. A Gerência Regional da COGERH Crato, contou com a Participação do Gerente Regional Alberto Medeiros, o Coordenador do Núcleo de Gestão Rafael Landim, o Analista Otacílio Neto, A Técnica Geryslandia Grangeiro e a assistente administrativo Nayara Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *