O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado realizou, nesta quarta-feira (27), sua 83ª Reunião Ordinária, no Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Correia Saraiva, em Juazeiro do Norte.

Ficou encaminhado pela Comissão Gestora do Açude Cachoeira que o trecho perenizado pelo açude seria ampliado para atender usuários no sítio Santo Antônio no município de Aurora. 

A vazão alocada havia sido de 100 l/s, sendo 75 l/s para perenizar o riacho da Caiçara, que será benefiado por um período maior para atender à demanda.

Vale destacar que também ficou acordado que a garantia do açude deveria ser mantida conforme acordado na reunião de alocação negociada.

O colegiado discutiu também sobre um aumento da vazão do Açude Ubaldinho para 240 l/s para atender trecho no açude Angico, em conformidade com o alocado em agosto. Foi acordada uma fiscalização de barramentos no riacho do São Miguel.

Além disso, Comissão Gestora do açude Olho D’água abriu solicitação para a construção de uma escada peixe na área do sangradouro do açude Olho D’água.

Todas as demandas citadas acima foram aprovadas pela plenária. 

Plano de seca

Também foi apresentado o projeto Plano Proativo de Seca, pela professora Celme Torres, da Universidade Federal do Cariri.

O trabalho é realizado pelo Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, desenvolvido e coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), com o financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Até o momento, o Ceará tem 6 planos concluídos (Patu, Fogareiro-Quixeramobim, Carnaubal, Jaburu I, Missi e Tejuçuoca) e quatro em desenvolvimento (Bacia do Coreaú, Arneiroz II, Trussu e Mundaú). Nas Bacias Metropolitanas, o do hidrossistema Catucinzenta seria o primeiro.

Em seguida, Rafael Landim, coordenador de gestão da regional da Cogerh do Salgado, apresentou a Proposta de Uso da Verba do Procomitê, que foi levada à votação e aprovada pelos membros presentes. 

Em seguida, foram apresentadas as demandas dos açudes: Cachoeira, Olho D’água, Rosário e Ubaldinho, que foram lidas e aprovadas pelos presentes.

Além disso, o auxiliar operacional de manutenção da regional, Gabriel Ribeiro, apresentou as batimetrias de cada açude da sub-bacia para os membros.

Logo após, Rafael apresentou a proposta de Calendário das Reuniões Ordinárias do CSBH Salgado para o ano de 2025.  

REUNIÃO DATA/DIA MUNICÍPIO
84ª REUNIÃO ORDINÁRIA27/03/2025 (QUINTA-FEIRA)BARRO
85ª REUNIÃO ORDINÁRIA17/06/2025 (TERÇA-FEIRA)CEDRO
86ª REUNIÃO ORDINÁRIA25/09/2025 (QUINTA-FEIRA)CARIRIAÇU
87ª REUNIÃO ORDINÁRIA27/11/2025 (QUINTA-FEIRA)CRATO

As datas e locais foram acordados pelos presentes, que aprovaram o calendário com a condição de que mudanças possam ser feitas, caso necessário.

Homenagens

Também foi levantada para votação a escolha dos agraciados com a Comenda do Salgado e a Comenda Zaranda do CSBH Salgado. 

A votação foi unânime, e os seguintes representantes foram aprovados:

Comenda Zaranda 2024: Nayara Ribeiro

Comenda Rio Salgado 2024:

Segmento Usuários de Água: Alexandro Fabrício

Segmento Sociedade Civil: José Marcílio

Segmento Poder Público: Paulo Klecius

Instituição: Fundação Araripe

Por fim, foram entregues as placas de assiduidade às instituições/entidades que participaram ativamente das reuniões do comitê ao longo de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *