O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado e a Cogerh promoveram, na sexta-feira (22), uma reunião com os Usuários de Água da Fonte Céu. O encontro ocorreu no Espaço da Associação dos Pequenos Agricultores, no Sítio Santo Antônio, Distrito de Arajara, município de Barbalha.

O coordenador de gestão participativa da regional da Cogerh do Salgado, Rafael Landim, ressaltou a importância da preservação das fontes e explicou o processo para a obtenção da outorga de água.

Em seguida, Arimateia Cavalcante, coordenador do setor operacional, enfatizou a relevância do instrumento da outorga para as propriedades privadas, destacando como ele facilita a fiscalização e a identificação de possíveis problemas.

Após esclarecer dúvidas dos presentes sobre o uso da água, o técnico de apoio operacional, Ronaldo Guedes, apresentou a situação atual das vazões das fontes e os esforços sendo realizados para auxiliar a população com os problemas relacionados ao abastecimento.

Ronaldo explicou que o equipamento responsável por transportar a água para os usuários (barrilete) foi danificado e isso influenciou nas vazões de água dos usuários.

Na sequência, o técnico Thalles Victor fez uma apresentação detalhada sobre os problemas identificados nas proximidades do barrilete e como esses obstáculos impactam negativamente as ações do comitê no fornecimento de água.

Após os questionamentos levantados pelos usuários da Fonte Céu, ficou acordada uma visita técnica, marcada para o dia 2 de dezembro, com a participação de usuários e técnicos da COGERH, para discutir a reconstrução do barrilete e resolver outros problemas que afetam o abastecimento de água para a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *