Nesta terça-feira (25), o Comitê da Sub-bacia do Salgado se reuniu com os usuários dos Açudes Gomes e Quixabinha, na Escola EEMTI Professora Eunice Maria de Sousa Freitas, em Mauriti. A reunião teve como objetivo a avaliação do funcionamento dos açudes no segundo semestre de 2024.
A técnica da gestão participativa da regional da Cogerh da bacia do Salgado, Mayara Monique, abordou as Leis das Águas e a Política Nacional de Recursos Hídricos. Ela explicou a importância da participação de todos na reunião e como as decisões tomadas impactam a vida da comunidade que utiliza a água dos reservatórios.
Na sequência, o técnico da Gestão Operacional, Gabriel Ribeiro, apresentou a operação dos açudes Gomes e Quixabinha, que estão com 59,17% e 13% de capacidade, respectivamente.

A vazão média do açude Gomes foi de 44,5 l/s, entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, e no açude Quixabinha não houve liberação, conforme acordado na reunião de alocação.
Foi aprovada a vazão de 50 l/s, sendo inicialmente liberados 40 l/s do Açude Gomes. No açude Quixabinha, foi decidido que não haverá liberação do açude.
Os usuários solicitaram a limpeza das macrófitas no açude Gomes e pediram para que a Cogerh enviasse um técnico para auxiliar os moradores a solicitar a outorga, visto que eles enfrentam dificuldades nesse processo. As demandas foram acatadas e serão levadas para análise.