Nesta quinta-feira (27), os usuários do Açude Ubaldinho e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) se reuniram na Associação dos Pequenos Irrigantes do Vale do São Miguel, localizada no Sítio Cariuzinho, no município de Cedro, para avaliar a operação do reservatório em 2024.2.

A técnica de gestão participativa da Cogerh, Ana Paula Saraiva, abordou a Lei das Águas do Brasil e a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Foi destacada a importância da Lei Estadual 14.844/2010, que define diretrizes como: a água como recurso limitado e essencial, como bem público, direito universal e a prioridade em situações de escassez.

Ana também enfatizou a gestão integrada, descentralizada e participativa, que promove a colaboração entre diferentes setores e atores sociais. Ressaltou o papel da Cogerh e dos comitês como instrumentos centrais para o engajamento da sociedade na gestão dos recursos hídricos, além da importância de solicitar a outorga e participar das reuniões da gestão e do comitê.

O técnico da gestão operacional, Gabriel Ribeiro, apresentou a operação do Açude Ubaldinho no segundo semestre de 2024. O açude teve uma média de operação de 168,4 l/s de julho/2024 a janeiro/2025. Atualmente, o reservatório encontra-se com 70,98% de sua capacidade total, o que corresponde a 42,1 milhões de m³.

Foi aprovada a vazão de 240 l/s, sendo 40 l/s para abastecimento humano e 200 l/s para perenização do rio. Após as vistorias dos barramentos no leito perenizado, quando a vazão chegar ao sítio Angicos, será reduzida para 100 l/s.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *