28.08.2014 – Dando prosseguimento aos trabalhos de constituição de comissões gestoras na bacia do Salgado, o CSBH Salgado, através da sua secretaria executiva – COGERH, constituiu a comissão da fonte Engenho da Serra no município do Crato.

A fonte Engenho da Serra, está localizada no sítio homônimo, no distrito de Santa Fé, encrustada na encosta da chapada do Araripe, e atende uma população de aproximadamente 130 famílias, e tem os mais diversos usos, sendo os principais o abastecimento humano, animal, irrigação e a lavagem de roupa. Uso este que já faz parte da cultura das mulheres locais, sendo considerado por muitos como um uso preponderante.

Devido à diversos fatores ambientais e antrópicos, a vazão da fonte ao longo dos anos vem reduzindo, causando conflitos entres os diversos usos, fato este que demandou do comitê a criação da citada comissão.

A reunião contou com a participação de 90 pessoas, entre elas representantes dos sindicatos rurais, prefeitura, SAAEC, poder público estadual e de todas as famílias atendidas.

Os técnicos da COGERH Salgado, conduziram os trabalhos, apresentando o diagnóstico sócio-econômico e ambiental do sistema hídrico, bem como o diagnóstico participativo feito com as lavadeiras, em seguida dividiu a plenária nos diversos segmentos e fizeram a escolha de 14 representantes que agora compõem a Comissão Gestora da Fonte Engenho da Serra.

O Vice-presidente do CSBH, Francisco de Assis Batista, falou da satisfação do comitê em ver uma plenária tão ampliada e participativa, ressaltando o quanto é importante a participação popular na gestão das águas, e que tal momento da democracia deve ser repassado à todas as comunidades que tenham conflitos pelo uso da água, para que todas possam ter os seus conflitos resolvidos, como já vem ocorrendo naquela comunidade.

Conduziram os trabalhos os técnicos: José Yarley – Gerente, Alberto Medeiros, Daniele Costa, Maria Dasdores, Ronaldo Alves e Damiana Alencar.

CONFIRA MAIS FOTOS:

http://www.csbhsalgado.com.br/fotos/formacao-da-cg-engenho-da-serra/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *