JORNAL O POVO – PRÉ-ESTAÇÃO CHUVOSA 16/12/2014

O Ceará entra no período de pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro) com volume total de 21,5% nos reservatórios. Para o começo de dezembro, este percentual foi de 33% em 2013 e de 49% em 2012. Três anos de chuvas insuficientes para recarga refletem no pior desempenho em termos de abastecimento.

No ano passado, 11 das 12 bacias hidrográficas apresentavam volumes maiores no mesmo período. A única exceção é a Bacia do Salgado, que tinha 22,5% e está com 26,7%. A região do Cariri recebe melhor distribuição de chuvas desde a pré-estação. Os dados do Portal Hidrológico do Ceará mostram uma boa quadra chuvosa para os açudes da bacia: o nível era 20% em fevereiro e chegou a 39% em maio deste ano.

Outra região que tem melhores recargas em relação ao restante do Estado é a bacia do Alto Jaguaribe. Segundo destaca Berthyer Peixoto, chefe do gabinete da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a região não tem melhor volume em relação ao ano passado (tinha 46% e está com 42%), mas está com situação considerada confortável. Por outro lado, bacias como Sertões de Crateús (com 0,9%) e do Curu (3,1%) amargam os níveis mais críticos. Em dezembro do ano passado, elas tinham volumes de 4,4% e 8,8%, respectivamente. (Thaís Brito)

JORNAL O POVO – 16.12.2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *